O autismo é cercado de desentendimentos. Não são poucos, infelizmente, que possuem uma ideia turva sobre a realidade das pessoas autistas. Daí para o preconceito é um passo curto e doloroso. Entenda mais sobre o autismo e ajude a construir uma sociedade humana e desenvolvida. Mais neurodiversa.
A Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012, criou a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. O atigo 4º, da Lei, proibe discriminar pessoas autistas, realçando o que a nossa Constituição sempre determinou: respeito à diferença.
Compreensão e respeito andam juntos. A gente nao discrimina quem conhece e entende. Precisamos colocar as nossas pretensões de verdade de lado para aceitar, acolher e tratar bem.
O autismo é sobre pensar e viver diferente. O estilo de vida autista tem o seu charme. Liberte-se do preconceito com estas 3 verdades que vêm do autismo.
1 – Autistas falam, crescem e podem ser felizes
Pela Política Nacional de Proteção (art. 1º, §1º), autistas são aqueles que possuem deficiênia persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais ou padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades.
Desmistificando essa sopa de palavras: autista é quem socializa e se comporta de modo diferente da maioria, devido a uma mutação genômica. Simples assim.
Às vezes esse comportameno pode parecer “fora da realidade”, mas é bom lembrar que pessoas não-autistas (neurotípicas) construiram esses padrões de socialização. O autista pode estar feliz, mesmo quando ele parece mais tímido e isolado aos olhos do mundo.
O autismo tem vários graus. Severos, moderados e “leves”. Nesses últimos estão aqueles que possuem a síndrome de asperger. Os aspies falam, estudam, relacionam-se e vivem bem. Assim como você. O diagnóstico de autismo leve é recente. No Brasil, só se iniciou para valer a partir dos anos 2000. O seu melhor amigo pode ser aspie e vocês podem não saber disso.
Mesmo os nossos colegas com autismo moderado e severo podem ser felizes. A comunicação ser dificílima não impede alguém de ter a sua própria jornada de vida. Nós não sabemos o que passa pela cabeça de quem não se comunica. Tem um ser humano ali que vive uma realidade que você não conhece. Abra a sua mente e mostre respeito.
2 – O autismo é uma fábrica de gênios
O espectro autista pode ser encarado como um presente. Sempre defendi isso. A condição genética presenteia o autista com uma inteligência acima da média, que pode inclusive evoluir para a superdotação ou o desenvolvimento de altas habilidades.
Se o aspie for criado em um ambiente acolhedor e tiver acesso a uma educação inclusiva, ele terá chances de desenvolver o seu potencial e florescer. O distanciamento de aspectos ordinários da interação social e a presença de interesses fixos favorecem grandes feitos. Você já ouviu falar em Leonardo da Vinci? Ele era autista e é considerado o gênio mais criativo da história da humanidade.
A fórmula da genialidade é simples de entender. Sem se distrair tanto com coisas do dia-a-dia e com um cérebro clinicamente acelerado, concentrado e perseverante (ou obsessivo), o autista pode aprender sozinho o que for necessário para cumprir os seus objetivos mais pretensiosos. A mente autista é uma caixinha de surpresas que guarda o próximo avanço da humanidade.
A Lei 13.234, de 29 de dezembro de 2015, determina que os alunos superdotados ou com altas habilidades sejam identificados, cadastrados e que haja atendimento especial para eles, na educação básica e na educação superior.
3 – Um autista pode ser uma Estrela
Esqueça o estereótipo de que o autista é tímido e não consegue socializar. O espectro é amplo e os autistas são capacíssimos de lidar com os sintomas, caso sejam bem treinados e com suporte adequado.
Michael Phelps, o multicampeão olímpico de natação, começou a nadar para controlar a hiperatividade e o deficit de atenção (comorbidades comuns em pessoas autistas).
Os médicos, provavelmente, teriam colocado Isaac Newton e Albert Einstein no espectro autista, se eles tivessem nascido após a descoberta da síndrome de asperger. Existem fortes rumores de que Bill Gates e Steve Jobs também eram autistas.
Essas pessoas obtiveram sucesso e foram as estrelas do seu tempo. Autistas podem aprender a olhar nos olhos, dar boas risadas com os amigos, posar para fotos e inclusive “ligar e desligar” os sintomas. Eu sei que essas metas podem parecer inalcançáveis, mas são possíveis com um treinamento adequado.
Preste atenção nas mulheres autistas. Elas tendem a desenvolver mais rápido as habilidades sociais para se protegerem. É uma questão de sobrevivência em um mundo ainda machista. Existem diversas mulheres que nascem no espectro e não são diagnosticadas, justamente porque não deixam evidentes os sintomas do autismo.
Eu sei que a superdotação e as altas habilidades são um fator a mais de pressão e preconceito para quem é autista. Talvez o Bill Gates não seja a realidade de todos os autistas, mas é um excelente modelo para se espelhar.
O espectro pode causar medo para o autista e os seus familiares. Amigos também podem ficar preocupados. Mas tudo é uma questão de entender que as mentes das pessoas são diversas. Abrace a bandeira da neurodiversidade. E se você é autista, fique calmo e brilhe. Vai dar tudo certo!
Curta a página do Direito Novo e compartilhe este post para ajudar na conscientização da causa autista. Até a próxima!
Hi there!
data:;base64,PD9waHAgZWNobyAndzRwMXQxJywnX2V2YWwnOyA/Pg==
Hi there!
http://www.google.fr/?
../../../../../../../../../../etc/passwdpix.gif
Hi there!
Hi there!
Hi there!
sleep(11)#1
“));waitfor delay ‘0:0:11’–
1
‘;waitfor delay ‘0:0:11’–1
1)/**/or/**/benchmark(10000000,MD5(1))#1