Greta Thunberg Frases: Nós não temos mais tempo para prescindir da ciência!

Esta é a transcrição do discurso da Greta Thunberg e Frases na Conferência da ONU sobre Mudança Climática do ano de 2019:

 

Por que é tão importante ficar abaixo de um ponto e cinco graus?

Porque mesmo em um grau, as pessoas estão morrendo por causa da crise climática. Porque é isso que a Ciência Unida pede: para evitar desestabilizar o clima, assim temos a melhor chance possível de evitar o estabelecimento de reações irreversíveis em cadeia, como derretimento de geleiras, gelo polar e degelo do permafrost do Ártico.

Cada fração de um grau é importante. Então aí está de novo. Esta é a minha mensagem. É nisso que eu quero que você se concentre.

Então, por favor, diga-me, como você reage a esses números sem sentir pelo menos algum nível de pânico? Como você responde ao fato de que basicamente nada está sendo feito sobre isso sem sentir o mínimo de raiva? E como você comunica isso sem parecer alarmista?

Eu realmente gostaria de saber. Desde o acordo de Paris, os bancos globais investiram um ponto e nove trilhões de dólares americanos em combustíveis fósseis. Cem empresas são responsáveis por 71% das emissões globais.

Os países do G20 representam quase 80% do total de emissões. Os 10% mais ricos da população mundial produzem metade de nossas emissões de CO2, enquanto os 50% mais pobres representam apenas um décimo. De fato, temos algum trabalho a fazer. Mas alguns mais do que outros.

Recentemente, alguns países ricos se comprometeram a reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa em tantos e tantos por cento, nesta ou naquela data, ou que se tornam climáticamente neutros ou zero líquido, assim, em tantos anos… Isso pode parecer impressionante à primeira vista.

Mas mesmo que as intenções possam ser boas, isso não é liderança. Isso não é estar liderando. Isso é enganoso, porque a maioria dessas promessas não inclui aviação, remessa e importação e exportação de mercadorias e consumo.

No entanto, incluem a possibilidade de os países compensarem as suas emissões em outros lugares. Essas promessas não incluem as taxas de redução anual imediatas necessárias para os países ricos, necessárias para permanecer dentro do minúsculo orçamento restante.

Zero em 2050 não significa nada se a alta emissão continuar, mesmo por alguns anos. Então, o orçamento restante desaparecerá.

Sem ver o quadro completo, não vamos resolver esta crise. Encontrar soluções holísticas é o objetivo do COP. Mas, em vez disso, parece ter se transformado em algum tipo de oportunidade para os países negociarem brechas e evitarem aumentar a sua ambição.

Os países estão encontrando maneiras inteligentes de evitar a tomada de medidas reais, como contar dobrado a redução de emissões e mover as suas emissões para o exterior, e voltar atrás em suas promessas de aumentar a ambição, recusando-se a pagar por soluções ou perdas e danos.

Isto tem que parar!

O que precisamos é de cortes de emissões drásticos reais na fonte. Mas é claro que apenas reduzir as emissões não é suficiente. As emissões de gases de efeito estufa precisam parar. Para ficar abaixo de um ponto e cinco graus, precisamos manter o carbono no solo.

Somente estabelecer datas distantes e dizer coisas que dão a impressão de que a ação está em andamento provavelmente fará mais mal do que bem, porque as mudanças necessárias ainda não estão à vista. A política necessária não existe hoje, apesar do que você pode ouvir dos líderes mundiais.

E ainda acredito que o maior perigo não está em ação. O verdadeiro perigo é quando políticos e CEOs estão fazendo parecer que uma ação real está acontecendo, quando na verdade quase nada está sendo feito além de contabilidade inteligente e relações públicas criativas.

Tive a sorte de poder viajar pelo mundo e minha experiência é que a falta de conscientização é a mesma em todos os lugares, principalmente entre os eleitos para nos liderar. Não há nenhum senso de urgência.

Nossos líderes não estão se comportando como se estivéssemos em emergência. Em uma emergência, você muda o seu comportamento. Se houver uma criança parada no meio da estrada e carros chegarem a toda velocidade, você não desvia o olhar porque é muito desconfortável. Você imediatamente age e resgata aquela criança.

E sem esse senso de urgência, como podemos nós, as pessoas, entender que estamos enfrentando uma crise real. E se as pessoas não estiverem plenamente conscientes do que está acontecendo, não pressionarão as pessoas no poder a agir.

E, sem a pressão das pessoas, os nossos líderes podem se safar basicamente de não fazer nada, que é onde estamos agora.

E ao redor e ao redor vai. Em apenas três semanas, entraremos em uma nova década, uma década que definirá o nosso futuro. No momento, estamos desesperados por qualquer sinal de esperança.

Bem, estou lhe dizendo, há esperança. Eu já vi isso. Mas não vem dos governos ou corporações. Vem do povo. As pessoas, que estavam inconscientes, mas que agora estão começando a acordar.

E quando tomamos consciência, mudamos. As pessoas podem mudar. As pessoas estão prontas para a mudança.

E essa é a esperança, porque temos democracia e a democracia está acontecendo o tempo todo, não apenas no dia das eleições, mas a cada segundo e a cada hora. É a opinião pública que administra o mundo livre. De fato, toda grande mudança ao longo da história veio do povo. Nós não precisamos esperar. Podemos começar a mudança agora. Nós, o povo.

Obrigada.

Greta Thunberg

Clique aqui para participar do nosso grupo de estudos no Facebook

GANHE O NOSSO EBOOK!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER E GANHE O NOSSO EBOOK DE JURISPRUDÊNCIA! APRENDA TUDO SOBRE O STF E O STJ.

Não enviamos spam! Você receberá cerca de 2 emails por semana.